ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR UM TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE SUA CASA? - Parte 1
Comprar um terreno para construir sua própria casa pode sair mais barato do que adquirir um imóvel pronto para morar. Com vantagens: pode-se construir do jeito que deseja e planejar a construção por etapas ao longo de anos. Mas antes de adquirir o seu lote, devemos pensar em alguns aspectos que irão auxiliar a decisão e evitar problemas no futuro.
Sob o ponto de vista das características físicas, devemos observar os seguintes pontos:
1) VISITA AO TERRENO
Visite o local antes de fechar negócio ou de antecipar qualquer valor ao vendedor. Ainda que seja um pequeno percentual a título de entrada, reserva ou sinal, jamais se comprometa antes de ver o lote pessoalmente.
➡️ Acesse também: Escolha a casa perfeita em Irecê
2) INCIDÊNCIA SOLAR
A região de Irecê é localizada em região semiárida, com baixo índice pluviométrico e com ventos predominantes vindo do sul e sudeste. A face norte é a que mais recebe luz durante o dia.
É necessário considerar essas características ao localizar quartos e salas para obter maior conforto nos ambientes mais habitados. Portanto, se o morador prefere sol pela manhã, o ideal é apontá-los para o leste. Já os cômodos virados para o oeste receberão sol somente pela parte da tarde, sendo mais indicado para a área de serviço, lavanderia ou piscina.
3) TOPOGRAFIA
Os aspectos físicos do terreno que podem oferecer limitações à construção são: topografia, qualidade do solo e proximidade de águas. Lembre-se de verificar se o local tem histórico de alagamento ou enchentes. É recomendável que a visita seja feita com um engenheiro ou arquiteto para orientá-lo.
Dica: Se houver dúvidas quanto às medidas do terreno ou lote, contrate um topógrafo para verificar as medidas exatas e o seu posicionamento dentro do loteamento e as angulações do terreno. Áreas não delimitadas corretamente poderão resultar em futuras discussões e até mesmo ações judiciais. Portanto, o custo do levantamento topográfico representará um pequeno percentual do valor do terreno, evitando grandes dores de cabeça futuramente.
4) INCLINAÇÃO
Terrenos mais planos são realmente a melhor opção, pois evitam gastos com aterro ou terraplanagem, processos que custam muito caro. Além disso, o ideal seria um terreno mais elevado que o nível da rua em cerca de 0,60 a 1,00 metro.
Os terrenos em declive, ou seja, aqueles que descem em relação ao nível da rua, tornam a obra mais onerosa, sendo necessário algum aterro e construção de muro de arrimo. Em alguns casos é possível a aplicação de um projeto diferenciado, acompanhando a declividade do lote, mas, ainda assim, não é aconselhável a aquisição deste tipo de lote por onerar a obra.
Os terrenos em aclive são aqueles que estão subindo em relação ao nível da rua e também permitem trabalhar com diferentes níveis. Porém, nos fundos o lote poderá ficar vulnerável em relação ao vizinho, comprometendo a privacidade dos moradores.
Dica: É aconselhável a compra de terreno ou lote em aclive, desde que, a inclinação seja moderada. Neste caso, o lote estará um pouco mais elevado do que a rua, proporcionando uma vista bonita e uma fachada em destaque de sua casa, sem que seu vizinho dos fundos consiga ter visão de seu terreno.
Na próxima edição trataremos de outros pontos relevantes sobre a aquisição de um terreno para construção. Até lá.
Palavras chave: compra de terreno, construção da casa, adquirir lote, casa própria, terreno para construção, características físicas do terreno, topografia, inclinação do terreno, terreno plano, aclive, declive, incidência solar, orientação solar, face norte, sol da manhã, sol da tarde, conforto térmico, ventilação predominante, visita ao terreno, histórico de alagamento, medidas do lote, levantamento topográfico, contratar topógrafo, evitar problemas futuros, planejamento da construção, economia na obra, fachada em destaque.